domingo, agosto 30, 2009

Timor Leste: 10 ANOS de VERDADE !

Passam hoje 10 anos desde o referendo em Timor Leste, onde os ventos de Liberdade sopraram em rajada, quando o povo, com a força do voto, disse que queria ser independente !

Dias muito complicados se seguiram, e nós, aqui tão longe, ... a segui-los !

Alguns factos não sairão mais da minha memória:

Foi o dia em que todos vestimos de branco !

Foram as crónicas do jornalista Hernâni Carvalho, das quais a que relatou o nascimento do Pedro Unamet, onde os presentes foram bolachas que cada um deu à mãe !

Esta crónica excelente do Luciano Alvarez, hoje no Público !

E aquela aula ( sim ... a confusão demorou semanas .... ) onde foi pedido para todos fazermos um minuto de silêncio e eu escrevi no quadro, após o toque da campainha, a frase:

" Pedem que por Timor me cale um minuto, mas eu digo que, por Timor, nem um segundo me calarei " !

Saiu espontânea ,,, como espontâneas saíram, dos olhos de todos os que ali estávamos, ... lágrimas de esperança !

Hoje dizemos: Venceu a Verdade !